Alteração da validade do Certificado Internacional de Vacinação

Em maio de 2014, com o reconhecimento de que uma única dose de vacina contra a febre amarela confere imunidade para toda a vida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou instruções para preenchimento do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia –CIVP- contra a Febre Amarela com regra de validade para toda vida http://www.who.int/ith/annex7-ihr.pdf

Desse modo, a partir de 11 de julho de 2016, para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, será considerada apenas uma dose da vacina contra a febre amarela. A partir dessa data, o cidadão poderá obter o CIVP tendo tomado apenas uma dose da vacina.

Informamos, também, que o sistema SISPAFRA preencherá automaticamente o CIVP com o termo “life” no campo destinado à validade.

Viajantes portando CIVP cuja validade da vacina esteja expirada, na data em que entra em vigor a supracitada medida, não têm a necessidade de obterem um novo Certificado com o termo “life”. O Certificado antigo já possui validade por toda a vida automaticamente a partir de 11 de julho de 2016.

Acesse aqui a tradução do documento elaborado pela OMS com perguntas e respostas sobre a extensão da validade da vacinação contra febre amarela para toda a vida.